O funeral do ex-prefeito de Itabuna, José Oduque Teixeira (1923-2023), aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, com uma cerimônia reservada à família, às 11 horas, e aberta ao público a partir do meio-dia dessa quarta feira dia 29. Mas, o sepultamento estava programado para o dia dia 30, às 11 horas, no Cemitério do Campo Santo, houve um pequeno atraso por problemas técnicos no traslado. Por determinação do prefeito Augusto Castro (Que também participou da cerimonia de despedida na câmara de vereadores), a Secretaria de Governo baixou um Decreto com luto por três dias em todo o território do município.
(Veja os Vídeos e as Fotos, Click no Ícone Abaixo)
Os Vídeos da cerimonia na câmara, estão no canal ao vivo nachapaquentenoticias no Instagram
Obs: Assista os vídeos com o celular na horizontal
1ºVídeo
2º Vídeo
O político em 1972 se elegeu prefeito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na 2ª tentativa, já que tinha sido candidato nas eleições de 1968. Prefeito de 1973 a 1977 teve um mandato austero em que corrigiu distorções da Administração Municipal em relação ao funcionalismo, que antes em vez de salários recebia vales, tamanha a desorganização da máquina pública.
Ele se orgulhava do mandato, principalmente pela atração da Nestlé, com o apoio da Ceplac e outras instituições, numa campanha acirrada pela instalação da unidade industrial de processamento de leite e cacau. Além disso, disse que lutou para trazer outras empresas para a cidade, pois sabia que a instalação delas amenizaria o problema do desemprego que era grave no início da década de 70.
Na sua trajetória teve passagens pela presidência das principais instituições e clubes de serviço, a exemplo da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI). Como empreendedor construiu sua vida a partir da Casa Teixeira e depois da Oduque Veículos revenda de veículos Ford, com filiais em Ilhéus e Canavieiras, tendo por quase duas décadas recebido premiações da marca norte-americana.
Também atuou no transporte de cargas e mercadorias diversas com a Transerba, que fazia a rota São Paulo às principais cidades da Bahia e Sergipe. No setor de comunicação foi sócio-majoritário do extinto Diário de Itabuna e da Rádio Jornal de Itabuna. O ex-prefeito José Oduque deixa viúva Dona Amenaide Teixeira e os filhos Geraldo, Fátima e Kátia, netos e bisnetos.
VEJA TODAS AS FOTOS
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito