i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Bahia- Bienal 2024 Apresenta Espaço Inédito Para Crianças

Com o propósito de estimular a imaginação, a criatividade e o encantamento das crianças que visitarão a Bienal do Livro Bahia, o espaço infantil da edição 2024 do evento foi batizado de Janelas Encantadas e funcionará de 26 de abril a 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador. A área terá uma cenografia interativa e cuidadosamente pensada para este público, de modo que ele possa exercer a infância com plenitude: lendo, desenhando, criando, interagindo com as atrações artísticas e compartilhando os seus saberes com outras crianças. Tudo isso com foco no protagonismo do livro.

(saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





Por sua vez, a programação artística ampliará o conceito do livro para o campo das multilinguagens, fazendo uso de contação de histórias, parlendas e apresentação de autores e autoras, além de atividades como teatro, música e mágica. Serão muitos encontros, conversas, trocas e concretização de sonhos. As editoras Letra A, Ciranda, Pé de Vento e Adoleta, por exemplo, que produzem obras voltadas para o público infantojuvenil e terão estandes de exposição na Bienal, já confirmaram presença no Espaço Infantil Janelas Encantadas.



Tanto a cenografia interativa quanto a programação artística foram pensadas com base na diversidade e nas especificidades locais, dada a importância de as crianças conseguirem se reconhecer nas histórias, nas atividades e nos elementos que compõem o espaço. “É muito importante que elas se vejam representadas e que se sintam pertencentes ao espaço, envolvidas, afetadas e acolhidas”, afirma Mira Silva, curadora do Espaço Infantil Janelas Encantadas. O objetivo, assim, é que cada criança tenha, na Bienal, uma experiência que a deixe ainda mais encantada pelos livros, suas narrativas e seus autores e autoras. “Será um verdadeiro mergulho nas janelas encantadas do conhecimento e das brincadeiras”, complementa Mira.

Para Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, divisão da multinacional francesa GL events e organizadora da Bienal do Livro Bahia, a principal missão dessa área dedicada ao público infantil é conseguir encorajar e estimular o hábito da leitura desde muito cedo. “Todas essas atividades lúdicas que estamos propondo fazem com que a imersão das crianças no mundo dos livros aconteça de maneira natural, criando nelas o gosto pela literatura e de uma forma que possibilitará a perpetuação desse gosto na vida adulta”, pondera ela. A ideia do Espaço Infantil Janelas Encantadas, afinal, é contribuir para o desenvolvimento das múltiplas percepções do mundo em que vivemos e da sua consequente pluralidade refletida nos livros.

 

Sobre a curadora

Jornalista, diretora audiovisual, roteirista, produtora cultural e curadora de festas literárias, Mira Silva atualmente dirige o Programa Encontro com Patrícia Poeta, da Rede Globo. Ela atua como curadora e mediadora de festas literárias, foi curadora do espaço infantil da Bienal do Livro Bahia em 2022 e, durante dez anos, a responsável pela curadoria da Fliquinha, parte infantil da Festa Literária Internacional de Cachoeira.

 

Sobre a GL events Exhibitions

A GL events Exhibitions é uma empresa da multinacional francesa GL events - um dos principais players do mercado de eventos no mundo, presente em 27 países. Importante catalisadora de negócios com a organização e promoção de eventos B2B e B2C, é responsável pela realização de congressos, festivais e feiras representativas em diversos segmentos da economia: Bienal do Livro Rio e Bienal do Livro Bahia, no Mercado Editorial; Mondial de la Bière e Brasil Brau, no universo Cervejeiro; Congresso e Feira Estetika, o evento mais importante de Estética, Saúde, Beleza e Bem-estar da América Latina; e ExpoPostos & Conveniência, maior evento do setor de combustíveis e conveniência da América Latina. Atenta às necessidades dos seus públicos, desenvolve produtos que estimulam o contato dos visitantes com as principais tendências e novidades, incentivando discussões de conteúdo relevantes, interação e networking, além da geração de negócios.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito