i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Bahia recebe reunião de Desenvolvimento do G20 Brasil 2024

Representantes das maiores economias globais estarão na Bahia para debater pautas prioritárias como o combate à fome, à pobreza e a desigualdade, durante a primeira reunião com G20 Brasil entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro de Convenções, em Salvador. A reunião faz parte do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento e terá abertura oficial será na segunda-feira (27), às 9h, com as presenças do sherpa (líder) do Brasil no G20, embaixador Mauricio Lyrio, e do diretor da Agência Brasileira de Cooperação, embaixador Ruy Pereira.O estado baiano ainda sediará outros encontros com os temas de Saúde (2 a 6 de junho) e Cultura (4 a 6 de novembro).

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)




 
“Durante estas reuniões técnicas e ministeriais do G20, na Bahia, iremos receber representantes das maiores economias do mundo, são 19 países, além da União Africana e a União Europeia. Uma oportunidade para debater e conhecer as estratégias mundiais, mas também para mostrar os potenciais e ações que fazem nosso estado avançar no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida dos baianos e baianas”, ressalta o governador Jerônimo Rodrigues.
 
Para receber as delegações do G20, que virão de várias partes do mundo, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) fará, no dia 26, um receptivo com apresentações culturais, no Aeroporto Internacional de Salvador. Durante o evento no Centro de Convenções também está prevista uma apresentação com o tema Dança dos Orixás, demonstrando mais um pouco da riqueza cultural da Bahia, além de um passeio turístico para o Pelourinho.
 
O Brasil assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023, pelo período de um ano, e colocou na pauta três prioridades, sendo o combate à fome, à pobreza e a desigualdade; as três dimensões do desenvolvimento sustentável(econômica, social e ambiental) e a reforma das instituições de governança global. Na capital baiana, o Grupo de Trabalho irá apresentar estudos durante o encontro, incluindo políticas de inclusão para Mulheres e Grupos Marginalizados, combate à pobreza infantil e as desigualdades por meio de políticas inclusivas e redução das desigualdades raciais no mundo do trabalho.
 
“Dentro do marco de redução das desigualdades, um tema com destaque é a igualdade étnico-racial, o que o Brasil adota voluntariamente como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Nesse contexto, a Bahia, com uma das maiores populações negras do país e grande presença africana, é o lugar ideal para tratar desses temas e mostrar para os membros do G20 a importância de promover políticas de inclusão e diversidade”, ressalta Celeste Cristina, diplomata coordenadora do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20.
 
A Agenda 2030 é um plano global adotado pela ONU em 2015, com 17 ODS e 169 metas que visam a erradicar a pobreza, proteger o planeta e assegurar prosperidade para todos até o ano de 2030. Essa será a 3ª reunião do GT de Desenvolvimento sob a presidência brasileira, que já realizou uma reunião virtual, uma reunião em Brasília e irá finalizar com um encontro ministerial no Rio de Janeiro, passando, assim, pelas três capitais do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito