i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Vereador propõe ampliar ações em favor do trânsito seguro

Logo após o encerramento das atividades por um trânsito com maior segurança para condutores e pedestres, um novo projeto tramita na Câmara de Itabuna. Através do vereador Israel Cardoso (PMN), nasceu a proposição da Semana Municipal do Maio Amarelo, a ser iniciada no  mês de maio. “Essa semana vai ser de suma importância para conscientizar ainda mais os nossos munícipes. Vamos envolver as escolas, trabalhar com crianças e adolescentes, para que sejam motoristas prudentes no futuro. E conscientizar também os pedestres sobre o direito de transitar com segurança”, definiu o parlamentar.

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)



Ele elaborou a proposta a partir da sessão especial que marcou o término do “Maio Amarelo”, na última quarta-feira (29). Desenvolvida em âmbito nacional, a mobilização recente teve como tema “Paz no Trânsito começa por você”. A principal palestrante naquela ocasião foi a psicóloga Marleide Alves dos Santos. Analista comportamental da Polícia Rodoviária Federal, ela trata das emoções no transito. “Nâo adianta ter rodovias bem sinalizadas, tempo bom, se nosso emocional não estiver legal. Porque nós somos emocionais, não somos racionais. Imagina uma pessoa dirigindo movida pelo medo, pela raiva, pela tristeza.

E completou com uma indagação, válida para todos nós:”Você está vibrando na paz ou vibrando na guerra? É esse estado emocional que você vai levar para a vida. A diferença é como nós reagimos às situações. Veículo desgovernado vai atingir pessoas distantes ou pessoas próximas? Assim somos nós com as nossas emoções”.


“Refexão sobre atitudes”

Integrante do Observatório Nacional de Segurança Viária, Sene Ferreira mencionou a auto-responsabilidade embutida no tema “Paz no trânsito começa por você” – trata-se, inclusive, de uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). “Cada pessoa faz a sua parte e salva vidas. É importante cada um de nós fazermos uma autorreflexão sobre as nossas atitudes”, argumentou.

Sene citou um dos presentes na plateia da sessão: é o carteiro Francisco Souza, que atua no Centro de Distribuição dos Correios. Ele é servidor daquela estatal há 47 anos e nunca se envolveu em um acidente. Por sua vez, o Coordenador de Transporte Mário Alberto Santos lidera uma equipe com 25 carteiros motorizados, entre carros e motos.

 “Devido ao uso severo, a manutenção é feita na metade do prazo previsto pela fábrica. Sem manutenção não há trânsito seguro e o objetivo maior é um trânsito seguro; o resto é consequência”, justificou.

Bombeiro Militar, o Capitão Carlos Flamínio informou sobre a quantidade de ocorrências, cuja razão costuma ser a postura do condutor. “Todos os meses, atendemos ocorrências relacionadas a acidentes veiculares. Geralmente,  por algum desrespeito às leis de trânsito, geralmente causados por posturas individuais”, avaliou.

Uma das idealizadoras do “Pedal Amarelo”, a Sargenta Ana Paula Lessa Pires acrescentou: “É importante a gente ter consciência de que precisamos ser mais educados, para evitar confusões. Com mais tolerância, a gente tem menos acidentes, menos mortes e um trânsito mais cidadão”, aconselhou.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito