i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura comemora Semana do Meio Ambiente em Itabuna com plantio de mudas

 

A Semana do Meio Ambiente realizada pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), chega às escolas municipais nesta terça e quarta- feira, dias 5 e 6 de junho, às 10 horas.  Os alunos das escolas Elzo de Pinho de Magalhães, São Paulo da Cruz, no Mangabinha, e da APAE, no Lomanto, plantam mudas de plantas frutíferas e essências florestais em uma atividade voltada para o manejo no plantio de árvores e preservação da biodiversidade do município. 

 (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)





“O objetivo da atividade é formar cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs. Aliado a isso, trabalhamos com a inter-relações entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta”, disse o diretor de Meio Ambiente da SEAGRIMA, Alan Feitosa.

 

Com o tema “Nossa Terra, Nosso Futuro”, a Semana do Meio Ambiente  foi aberta no domingo passado, dia 2, e  segue até sexta-feira, dia 7.  A temática deste ano está relacionada às práticas  sustentáveis já inseridas no Programa Recicla Itabuna.

 

Dentre elas, repensar atitudes voltadas para a conscientização ambiental  e a conservação da biodiversidade no município, o que inclui evitar o desperdício de comida. Cada um deve ser responsável pela destinação do seu lixo e evitar o desperdício e a contaminação da água.

 

Entre as mudas plantadas pelos estudantes estão o Ipê Amarelo de Jardim, que  é uma planta ornamental nativa do Brasil e é muito apreciada por sua forma elegante de floração intensa na Primavera, pois chega a ter 2,5 metros de altura.

 

Já o Jacarandá Mimoso é uma espécie que possui belas flores rosadas e folhagem densa em formato de penacho, podendo atingir cerca de 5 metros de altura e é apreciado por sua beleza.

 

“A Educação Ambiental é fundamental nas escolas, pois representa um conjunto de ações sustentáveis voltadas à conservação do meio ambiente, além de objetivar a compreensão dos conceitos relacionados à sustentabilidade, preservação e conservação”,  destacou o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura.

 

Na quinta-feira dia 6, às 14 horas, a Secretaria Municipal da Educação vai apresentar um show musical enquanto a Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis (AACRI) de Itabuna (AACRRI) os resultados da coleta seletiva no Centro de Cultura Adonias Filho.

 

A Semana do Meio Ambiente tem apoiadores O Boticário, CVR Costa do Cacau, Biosanear, UNEX, UESC, secretaria municipais da Educação e de Planejamento (SEPLAN) e AACRRI.  

 

No encerramento, na sexta-feira, dia 7, às 8 horas, na Praça José Bastos, todos as instituições envolvidas vão montar estandes das atividades realizadas com fotografias e os kits pedagógicos utilizados nas escolas cadastradas do 4º e 5º anos do ensino fundamental, nos anos de 2022, 2023 e 2024.

 

“A CVR Costa do Cacau fará doação de mudas de plantas frutíferas e atividades lúdicas sobre educação ambiental com premiações”, falou Alan. Além disso, haverá a coleta de lixo eletrônico (logística reversa) também naquela praça pública em evento aberto à participação de empresários e da comunidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito