i

i

.

.

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura de Itabuna investiu recursos de 2,7 milhões do PAA na agricultura familiar


A Prefeitura de Itabuna investiu mais de R$ 2,7 milhões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, entre 2021 e 2024, para a compra de produtos hortigranjeiros de agricultores familiares e distribuição às entidades assistenciais e filantrópicas do município. De acordo com o secretário Moacir Smith essa foi uma das conquistas da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) no período, o que ajudou muito a impulsionar a economia no campo. 

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)




Os dados foram apresentados durante um encontro com técnicos da Diretoria de Agricultura. Nos quatros anos, a agricultura familiar recebeu investimentos que ajudaram na ampliação da produtividade e produção, como a entrega de tratores com implementos agrícolas por meio de emenda parlamentar e a distribuição de sementes de milho, feijão e de hortaliças, além de mudas de mandioca e alevinos para quem vive do campo.


“Atualmente trabalhamos no município com 225 produtores inscritos no PAA que são responsáveis pela entrega de alimentos e produtos hortigranjeiros às entidades filantrópicas e assistenciais gratuitamente”, afirmou. Mas no total são 600 famílias que recebem assistência técnica.


Para prover a segurança alimentar e nutricional das famílias dos agricultores também foram distribuídos 130 mil alevinos e 25 mil mudas frutíferas  de aipim, cacau e de essências florestais com o apoio do Instituto Biofábrica de Cacau.


“Há quatro anos, em 2021, a produção da agricultura familiar no município era pequena por falta de apoio e assistência técnica. Mas, fizemos mudanças profundas e a distribuição de insumos e mudas diversificaram a gama de produtos. Por isso, atualmente recebemos 36 tipos de alimentos da agricultura familiar, o que inclui bolos, geléias, etc. Antes eram apenas oito”, celebrou Moacir Smith Lima. 


O secretário destaca ainda que a gestão municipal trabalha com 13 das 17 atuais associações de agricultores familiares que  existem em Itabuna. “Dessas associações, a Roça do Povo, Agrafam e Bela Flor estão em terrenos cedidos pelo município e possuem regras próprias”, explicou.


“Vale ressaltar que assim os alimentos são adquiridos com os recursos do PAA, fazemos o transporte, a higienização e entregamos a  nota fiscal aos produtores para que eles recebam o pagamento diretamente na conta corrente creditado pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)”, conclui o secretário. 


O balanço da SEAGRIMA também mostra que houve organização do Cadastro Estadual Florestal e Imóveis Rurais (CEFIS), atendimento com o corpo técnico para assistência e extensão rural, coleta para análise de 120 amostras de solo para desenvolver projetos de cacau e mandioca.


Em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Litoral Sul (CDS-LS), através do Programa Parceria Mais Forte que será responsável pela compra de materiais produtivos e 1,5 tonelada de calcário para a correção de solo das propriedades dos pequenos produtores, buscam elevar a produção e produtividade de suas áreas.


No Conjunto Penal de Itabuna, em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), está sendo desenvolvido projeto de utilização da agricultura como trabalho de ressocialização dos internos do Conjunto Penal, por meio de atividades como o plantio de aipim, maracujá, quiabo, maxixe e bananeira.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito