Estudantes do turno matutino da Escola Municipal Plínio de Almeida, no Bairro Lomanto Júnior, na zona oeste de Itabuna, deram um tempo nos estudos hoje, dia 26. Eles se juntaram aos professores, técnicos e assistentes, pais e aos secretários municipais para festejar a entrega da unidade escolar que foi requalificada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação. Os alunos Adson Fernandes Nascimento Santos, Lucas Menezes e Davi Lucas Santana dos Santos expressaram sua felicidade pela reforma da escola que ganhou salas climatizadas com televisores, refeitório, novos conjuntos sanitários e pintura. “Gostei de tudo.
(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
Ficou mais bonita”, disseram os dois primeiros. “O que mais gostei foi do ar-condicionado na sala e da pintura”, completou o último. A alegria das crianças pode ser notada na solenidade simples na porta da unidade escolar. Sob a sombra de um toldo e das árvores, elas cantaram bem alto e dançaram animadas contagiando as autoridades presentes, professores, pais e representantes da comunidade do Lomanto e de áreas adjacentes que há muitos anos pediam obras e serviços de reforma pelo estado de abandono do imóvel.
“Basicamente, a escola foi reconstruída, pois aproveitamos paredes e partes internas. Refizemos o telhado, construímos área interna de recreação, serviço e apoio, cozinha, lavanderia e muro e climatizamos todas as salas de aula” explicou o arquiteto e urbanista Marcelo Andrade, diretor do Setor de Infraestrutura da Secretaria Municipal da Educação.
“A princípio vão funcionar quatro salas diante da quantidade de alunos atualmente matriculados, mas a capacidade é para seis salas, com 180 alunos por turno a partir do próximo ano. Com o retorno da unidade escolar às atividades normais, a procura por vagas aumentou, o que é consequência da ampliação e requalificação executados pela Prefeitura de Itabuna”, acrescentou.
A secretária municipal da Educação, Adriana Tumissa, lembrou a trajetória do irrequieto jornalista, poeta, contista, pintor, ex-vereador de Santo Amaro da Purificação e de Itabuna Plínio Sérgio de Almeida, que faleceu há 48 anos, na data de hoje. Aos 71 anos de idade, o coração dele parou de pulsar no vernissagem do pintor peruano Cholo na galeria do extinta loja Móveis Itarte, na Praça Adami.
“Vocês meninos e meninas um dia poderão ser um dia um ‘cara top’ como foi o professor Plínio de Almeida. A escola é semente de saber, vida e esperança. Por isso, essa escola vem contribuir para que vocês desenvolvam e concretizem seus sonhos a partir da formação escolar e cultural de cada um. Para além da gratidão, desejo expressar gratidão à Escola da APAE que nos deu acolhida durante as obras”, afirmou.
O secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, também fez agradecimentos à professora Juilma Nogueira, diretora da unidade escolar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) pela parceria. “Acima de tudo, conseguimos com esforço entregar a Escola Plínio de Almeida que, junto com outras 50 das 91 unidades da Rede Municipal de Ensino, foram reformadas. Esse é o trabalho, o propósito e desafios vencidos pela atual gestão municipal”, ressaltou.
“Confesso que um misto de sentimentos se deu no processo dessa requalificação da nossa escola. Nossa estrutura física estava sem expectativas de crescimento. Há 20 anos sem reforma, nossa escola praticamente dobrou de tamanho”, disse a diretora da Escola Plínio de Almeida, professora Margarida Maria Alexandre Mangabeira.
“Hoje temos um novo cenário, novo e adequado mobiliário, almoxarifado, refeitório e oferecemos para alunos e funcionários acessibilidade. Meu coração transborda de alegria, porque o verdadeiro educador não joga palavras ao vento, mas sopra o coração dos educandos com o exemplo de suas ações”, declarou citando o Padre Antônio Vieira, missionário, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus (1608-1697), Uma dos personagens mais influentes do século XVII, no Brasil Colônia.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito