A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realiza nesta quarta-feira, dia 18, a eleição para a escolha dos representantes dos quatro segmentos que estarão representados nos Conselhos Escolares das 91 unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino, incluindo unidades do campo e urbanas. O processo de escolha dos conselheiros escolares está amparado na Lei Municipal nº 2.054/ 2007 e tem o objetivo incluir os representantes dos pais, alunos, professores e funcionários na tomada de decisões de cada escola para a gestão democrática. (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
No Grupo Escolar Firmino Alves, no Bairro de Fátima, que atende cerca de 200 crianças da pré-escola (3 a 5 anos), o processo ocorreu de forma tranquila, com a participação dos representantes de todos os segmentos.
De acordo com a diretora Adriana Brasil, em paralelo ao processo eleitoral também está sendo realizado o Plantão Pedagógico. “O plantão e a eleição são ações muito importantes para nós do Grupo Escolar Firmino Alves. Por isso, aproveitamos para fazer as duas atividades em um único dia”, disse.
Manuela de Almeida tem uma filha de 5 anos no Grupo Escolar Firmino Alves e considera o momento decisivo para o futuro da escola. “Por esse motivo estou dando minha contribuição, votando em quem acredito que pode nos representar bem”, declarou. A professora Ana Cláudia Silva reforçou que a escolha dos representantes do Conselho Escolar demonstra que a unidade de ensino trabalha de forma democrática.
No Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM) o processo eleitoral também está ocorrendo de forma tranquila com a participação dos pais, professores, funcionários e alunos que estudam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Atualmente a escola tem 1.349 alunos matriculados e contou com o diferencial de ter quatro alunos com interesse em integrar o Conselho Escolar, pois têm idade acima dos 12 anos.
“Tratamos o assunto de forma democrática e eles manifestaram interesse em participar no processo como candidatos. É muito saudável essa participação e incentivamos que todos colaborem e participem, porque a democracia faz bem para todos. É melhor dividir as decisões, para termos mais chances de acertar”, explicou a professora.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito