A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna deu início às obras de Radioterapia na antiga sala do cobalto, local onde será instalado o novo acelerador linear, avaliado em R$ 9 milhões de reais. O equipamento foi adquirido com recursos federais, por meio do Convênio nº 954390/2024 do Ministério da Saúde, e representa um salto tecnológico no tratamento oncológico na região. O novo acelerador vai substituir o antigo equipamento de cobalto, que foi o primeiro a ser instalado no interior da Bahia, em 1991, e operou por mais de quatro décadas. Em 2025, o aparelho passou por um processo de redimensionamento técnico, cumprindo rigorosamente as normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CENEN), antes de ser finalmente removido, abrindo caminho para essa nova etapa.
A Santa Casa, portanto, agora buscará recursos junto aos Governos, comunidade, empresas e parceiros, com o objetivo de viabilizar a conclusão da obra no menor tempo possível. "Estamos falando de um avanço gigantesco na radioterapia. O novo acelerador vai ampliar nossa capacidade de atendimento, trazer mais precisão, promover um melhor planejamento mento/ prognóstico, e consequentemente um melhor tratamento para o paciente. Mas para isso precisamos do apoio de todos para concluir essa obra tão importante”, afirma o provedor Francisco Valdece.
Como ajudar: A Santa Casa possui canais oficiais para doações, com opções de transferência pela C onta C orrente número 1012-3 / Agência: 2103/ Banco Sicredi –- PIX chave: 143497400001 42 ou entre em contato direto com o S etor de Projetos pelo telefone (73) 3214-9233.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito