i

i

.

.

ITAC

ITAC

FICC

FICC

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Secretária Sônia Fontes e especialistas fazem visita técnica às obras do complexo viário do S. Caetano

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) da Prefeitura de Itabuna, Sônia Fontes, visitou o canteiro de obras e serviços do Complexo Viário da Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso, acompanhada de especialistas. Com investimento do Banco de Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA) as obras integram o Programa de Integração Urbana Itabuna 2030. Com os especialistas em solos da empresa contratada COESA Engenharia e da empresa Modera Supervisora e do analista de infraestrutura e urbanismo e engenheiro da Prefeitura, Antônio Joaquim Bastos, a visita focou na análise do solo. (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



“A visita na terça-feira, dia 2, foi para avaliar e discutir sobre as condições do subsolo que estava sob análise. Com as recentes chuvas nossas equipes não estavam percebendo essa movimentação e agora vimos a necessidade de reforçar a sub-base porque ali próximo passa um canal que hoje é uma drenagem e existe muita umidade naquele trecho da bacia”, disse Sônia Fontes.

Segunda a titular da SIURB, após esses testes realizados pela empresa fiscalizadora das obras do FONPLATA, a Modera Engenharia, foi decidido que se iniciará a execução das obras do trecho, mais problemático, ou seja, com maior umidade. Ela esclareceu ainda que depois desse processo de estudos e reforço da base e sub-base é que será executada as obras no restante da via.

“Há uma grande bacia do Rio Cachoeira e por isso precisamos reforçar essas pistas que vão receber muito peso. Então, precisamos garantir a durabilidade e a estabilidade da pavimentação, solo e do subsolo”, reforçou.

O Analista de Infraestrutura e Urbanismo e engenheiro, Antônio Joaquim Bastos, destaca que esse estudo detecta as reais condições do solo e porque os testes experimentais são importantes. “Após escavação foi identificado no subleito (camada mais profunda do solo) muita matéria orgânica. Por isso, estamos fazendo um trecho experimental para ter a comprovação técnica de que esse solo vai ou não suportar a carga de fluxo de veículos e não ter nenhum problema no futuro”, relatou.

Além da análise minuciosa do solo na área do complexo viário, a secretária e os engenheiros da Prefeitura cobraram dos técnicos da Neoenergia Coelba a relocação dos postes de energia, ou seja, o assentamento dos primeiros postes à direita da via e desta forma retirar os postes que estão no meio-fio e transferir a fiação.

As obras e serviços do Complexo Viário da Avenida Princesa Isabel integram os três maiores projetos de desenvolvimento e transformação urbana que, além da modernização, têm o principal objetivo de criar alternativas para o trânsito de veículos automotores.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito