(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
Promovida pelo Núcleo de Humanização, a atividade contou com cinco mini palestras que abordaram o tema “Autocuidado e estratégias de enfrentamento”. O médico e coordenador de um dos CTIs do hospital Paulo Medauar Reis abriu o evento destacando a relevância do debate. “Neste exato momento, alguém em algum lugar do Brasil está tentando tirar a própria vida. Por ano, mais de 700 mil pessoas cometem suicídio”, alertou.
Em seguida, o médico psiquiatra Gentil Araújo Neto falou sobre “Reflexão sobre os Transtornos Depressivos”, ressaltando a necessidade de buscar ajuda diante de mudanças significativas de comportamento e humor.
A psicóloga Zane Pellegrini abordou as estratégias de manejo da ansiedade, enfatizando: “precisamos falar mais sobre ansiedade e transtornos mentais em geral”.
Já a psicóloga Iasmim Andrade tratou da Síndrome de Burnout destacando que “é um acúmulo silencioso de sobrecargas não cuidadas, que pode afetar as relações no ambiente de trabalho”.
O fisioterapeuta Marcone Andrade destacou a importância do sono para a saúde mental. “O sono é essencial para o funcionamento das funções cognitivas, para a estabilidade emocional e para a redução de sintomas depressivos e de ansiedade”.
Encerrando o ciclo de falas, a nutricionista do SESMT do HBLEM Ângela Sampaio reforçou a relação entre saúde intestinal e bem-estar mental. “Comecem a repensar hábitos alimentares que possam auxiliar na saúde mental”, recomendou.
O evento também contou com a participação de representantes da Faculdade Anhanguera que realizaram sorteio de um brinde para os participantes.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito