A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) será sede, pela primeira vez, do XXX Seminário Integrador Internacional da Rede Prodema (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Este ano o evento traz o tema “Emergências Climáticas e biomas brasileiros: Desafios e Perspectivas para a Sustentabilidade no Norte e Nordeste” e será realizado entre os dias 13 e 16 de outubro de 2025, em Ilhéus, com atividades no Hotel Praia do Sol e no campus da Uesc.
(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
A programação contempla palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e defesas de teses de destaque, reunindo pesquisadores nacionais e internacionais, além de representantes de comunidades tradicionais e lideranças sociais. Entre os destaques da programação estão as palestras “Emergência Climática e Biomas Brasileiros”, com a Dra. Mercedes Bustamont (UnB) e Emergência climática e agricultura no Brasil: estratégias de mitigação e adaptação”, com o Dr. José Adolfo de Almeida Neto (Uesc), além das mesas redondas sobre “Biomas e Povos Originários: Ciência, Conhecimentos Tradicionais e a Luta pela Preservação em Tempos de Crise Climática” e “Influência das emergências climáticas nos biomas”.
As mesas-redondas também trarão a perspectiva dos povos originários, quilombolas e comunidades extrativistas, ampliando o debate sobre ciência, conhecimento tradicional e preservação ambiental. No dia 15, o campus da Uesc receberá a apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por mestrandos e doutorandos, fortalecendo a integração acadêmica entre os programas de pós-graduação que integram a Rede Prodema em diferentes regiões do país. O evento será encerrado no dia 16, com programação complementar de atividades opcionais para os participantes.
O objetivo principal do seminário é promover o intercâmbio acadêmico-científico em prol do Desenvolvimento Sustentável com o foco no Nordeste brasileiro, por meio de apresentações de trabalhos e projetos de teses e dissertações interdisciplinares, tanto em andamento quanto e concluídas na Rede Prodema. A inclusão dos programas de pós-graduação do sul, sudeste e sudoeste da Bahia busca fortalecer as parcerias, qualificar e consolidar esses programas.
Para o coordenador do Prodema pela UESC, Raildo Mota, “a realização do seminário em Ilhéus representa um marco para a instituição, consolidando a instituição como referência no debate sobre emergência climática, sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro pelo link: https://forms.gle/
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito