Para celebrar o Dia do Médico (comemorado em 18 de outubro), a Santa Casa de Itabuna e a Unex promoveram, na quinta-feira (16), uma noite de confraternização e homenagens a grandes nomes da medicina baiana. O evento foi marcado por emoções, reencontros entre velhos amigos e o lançamento de uma revista temática sobre a trajetória do médico Sílvio Porto, um dos principais nomes da neurocirurgia no estado e ex-provedor da Santa Casa. Outro homenageado na grande noite foi o médico pediatra Jaime César Oliveira, que teve uma sala na Unex batizada com o seu nome. (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
Em seu pronunciamento, o profissional, com 51 anos de atuação na medicina baiana, falou sobre os avanços tecnológicos que têm impactado no aprendizado das novas gerações e no diagnóstico e tratamento médico.
O médico Sílvio Porto destacou que a Bahia abriga grandes nomes da medicina e se sentia honrado com a homenagem recebida. Ele fez uma viagem no tempo para lembrar da importância da Santa Casa de Itabuna para a medicina no estado, não somente na oferta de atendimento ao usuário, com pioneirismo em diferentes especialidades, mas também como centro de ensino e pesquisa. Sílvio Porto leu uma poesia do escritor Cyro de Matos, que faz um resumo sobre o que é a Santa Casa de Itabuna, sua importância para a população do interior da Bahia. O poema foi transformado em uma canção, com arranjos e voz do cantor e compositor carioca Carlos Walker.
Falou sobre a qualidade dos serviços prestados pelos médicos e tantos nomes de referência que exercem com maestria a missão de salvar vidas. O médico, que já foi provedor da Santa Casa de Itabuna, se disse muito honrado e feliz pelo lançamento da Revista Vitória com a sua biografia, desde a infância em Jussari ao sucesso profissional não somente na área da saúde, como também como grande gestor.
A noite também foi para homenagear o escritor itabunense Cyro de Matos. Para Cyro, a fundação e história da Santa Casa se confundem com a emancipação política e administrativa de Itabuna, em 1910. Fundada em 1917, a SCMI, durante muitos anos, foi o único serviço com oferta de leitos para internação e tratamento de pacientes.
O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, destacou que todos os médicos foram homenageados por meio dos doutores Sílvio Porto e Jaime Oliveira. “São dois profissionais com muitos serviços prestados à sociedade. Hoje é dia de festa para homenageá-los. Isso nos deixa muito felizes e orgulhosos. Também estamos felizes por recebermos a comunidade médica”.
A noite de homenagens reuniu médicos das mais diferentes especialidades e épocas, além de professores, estudantes de medicina e outros convidados. Dentre os convidados estavam a presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), Rita Virgínia Ribeiro, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, o vice-prefeito de Itabuna, Júnior Brandão, e Lívia Mendes, secretária municipal de saúde.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito