No primeiro dia, quinta-feira (9), irão acontecer as oficinas:
Gestão de Projetos – Parte 1; Audiovisual – Produção e Edição de Vídeos pelo Celular; Fotografia e Grafite; e a Roda de conversa: “Que ponto é esse?”, sobre Pontos de Cultura. Já na sexta-feira (10), ocorrerão as oficinas: Gestão de Projetos – Parte 2; Escrita Criativa; Slam - Rimas e Versos e Capoeira; e a Roda de conversa: Economia das Águas.
A parceria com a Flicaré reforça o compromisso do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) na Bahia em valorizar a cultura, formar, fortalecer as identidades locais e ampliar o acesso da população às políticas públicas de cultura na região. A iniciativa conta com o apoio das secretarias municipais de Educação e Cultura de Itacaré e a Fundação Pedro Calmon, responsável pelo Programa Bahia Literária, do Governo do Estado da Bahia.
A Caravana do Comitê de Cultura visa capacitar artistas, agentes culturais e a comunidade em geral sobre direito cultural, formando, fazendo a escuta ativa e valorizando as diversas manifestações culturais regionais, sempre alinhada aos objetivos do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Já foram realizadas sete (7) Caravanas, em diversos territórios: Itaparica (Paulo Afonso); Sertão do São Francisco (Remanso); Sertão Produtivo (Tanhaçu); Bacia do Paramirim (Macaúbas e Boquira); Vale do Jiquiriçá (Mutuípe) e Médio Rio de Contas (Jequié). Também em outubro, dia 14, ocorre a Caravana de Cultura do Território do Recôncavo, em Santo Antônio de Jesus.
PNCC e o Comitê de Cultura da Bahia
O Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) voltada à democratização e participação social nas políticas públicas de cultura. O programa promove a escuta ativa e o diálogo entre sociedade civil, artistas, gestores e fazedores de cultura, com o objetivo de fortalecer a gestão cultural nos territórios e ampliar o acesso da população aos direitos culturais.
Já o Comitê de Cultura da Bahia atua como braço articulador do PNCC no estado, realizando caravanas, encontros formativos e ações territoriais que conectam diferentes segmentos culturais. A partir da escuta e da construção coletiva, o Comitê contribui para formular políticas mais inclusivas e representativas, respeitando as identidades, tradições e expressões culturais dos povos baianos.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito