i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

car

car

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeito Augusto Castro prestigia entrega do Centro de Cultura Adonias Filho

 ”É um orgulho para a cidade receber esse equipamento requalificado, modernizado. O Centro de Cultura Adonias Filho tem história. A Prefeitura e a sociedade civil vão fazer a inclusão, trazer a nossa juventude para participar de oficinas de teatro, dança, capoeira, etc.” A afirmação é do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), que prestigiou na noite de sábado, dia 2, a entrega da unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT) pelo governador Jerônimo Rodrigues e o secretário Bruno Monteiro.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





O Centro de Cultura Adonias Filho ganhou uma obra de modernização com investimentos superiores a R$ 5,7 milhões. Passou a contar com sistemas modernos de elétrica e climatização, novos telhados e forros, pintura, esquadrias e pavimentação, além de nova estrutura cênica e técnica. A área externa tem novo paisagismo e, além disso, houve a adequação dos espaços às normas mais atuais de acessibilidade e de segurança.



Depois de descerrar a placa de inauguração, ao lado do governador, o prefeito Augusto Castro disse que a presença forte do Governo do Estado em Itabuna tem sido fundamental. “Nesse momento em que o governador entrega o Centro de Cultura modernizado é motivo de orgulho. Quero dizer que a Prefeitura vai ajudar a manter, fomentar e estimular, principalmente os alunos da Rede Municipal de Ensino, trazê-los para aqui. O mesmo será feito com as nossas comunidades e povoados. Isso é o que fica para cada um, representa muito para o Estado, mas muito mais para a nossa cidade”.



Ele lembrou que o governo estadual tem sido parceiro em projetos, obras e ações na Saúde, Educação, Infraestrutura e Cultura e no Projeto Mais Água para a Cidade. O prefeito disse ainda que na Lei Orçamentária Anual para o exercício fiscal de 2024 está sendo inserido um percentual para o Fundo Municipal de Cultura. “Com o apoio do Governo do Estado, a gente pensa, caminha e cresce em fortalecer este equipamento dedicado à cultura”, enfatizou.



O prefeito informou que está prestes a celebrar um marco significativo na cena cultural de Itabuna, com a entrega do Teatro Zélia Lessa até o final do mês de setembro. Na sexta-feira, dia 1º, em encontro com secretários foram discutidos ajustes finais para a entrega deste importante espaço artístico, ao lado da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro. A iniciativa visa atender à crescente demanda da comunidade cultural, que há muito aguarda pela revitalização deste palco que já foi testemunha de numerosos ensaios de espetáculos musicais, teatrais e de dança.



O Centro de Cultura Adonias Filho, um dos primeiros construídos no interior do estado, conta com uma sala de espetáculos com 297 poltronas e seis lugares para cadeirantes, além de camarins e banheiros; três salas multiuso, que comportam ensaios, oficinas, workshops e pequenos eventos para até 110 pessoas; um Foyer/Galeria para exposições, audições musicais e recepções; um anfiteatro na área externa que comporta até 2 mil pessoas; além de dois anexos e um coreto.



Já o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, destacou a importância de ter mais um centro cultural reaberto e a relevância destes espaços no interior. “É um espaço físico muito importante, em um espaço estratégico da cidade. Mas, se esse prédio não tiver vida, de nada adianta. Então, importante também é a ocupação dentro dessa política de dinamização da cultura que estamos implementando, para que esses espaços onde a cultura se encontra se desenvolvam plenamente com todas as suas possibilidades, entendendo sempre a cultura como meio de inclusão, de transformação de vidas e também de geração de emprego e renda”, asseverou.



O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do prefeito Augusto Castro, e dos secretários Davidson Magalhães e Bruno Monteiro, e das deputadas federal Lídice da Mata (PSB-BA) e estadual Olívia Santana (PcdoB), também visitou ainda a exposição da vida e obra de Adonias Filho, que preserva o acervo do escritor que dá nome ao Centro de Cultura, e Sala Zélia Lessa, em anexo.

Uma rica e diversificada agenda cultural marca a reinauguração do equipamento público de culturais: exposições de Sebastião Salgado e Chico Buarque sobre a luta pela terra e sobre a vida e obra de Adonias Filho. A noite teve ainda as apresentações da cantora itabunense  Alinne Rosa; da Orquestra de Câmara Opôs, com o maestro Pablo Shaul e Davidson Viana; de dança de salão; de teatro; de samba de roda, maculelê e capoeira com grupos locais, dentre os quais o Raça.

Inaugurado em 1986, onde existia o lendário campo da Desportiva, no Jardim do Ó, o Centro de Cultura Adonias Filho é um dos 17 espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O espaço tem como objetivo promover a cultura regional e nacional, oferecendo ao público uma programação diversificada e de qualidade. Adonias Filho foi um dos principais nomes da literatura brasileira do século XX, autor de obras como "“Corpo Vivo”, “Os Servos da Morte”,  "Luanda, Beira Bahia" e “Memórias de Lázaro”.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito